Você se sente perdido e não sabe que o que postar e como postar?
99% das pessoas que tem um Perfil Profissional no Instagram não sabem o segredo que vou revelar pra você agora.
Então presta MUITA ATENÇÃO, pois se você implementar essa estratégia eu tenho certeza absoluta que você vai conseguir triplicar o seu alcance e atrair o Público Ideal para o seu Negócio.
Sem mais delongas, vamos ao conteúdo!
Entenda uma coisa:
Pra começo de conversa, você precisa definitivamente colocar isso na sua cabeça!
Existe uma sequência lógica, uma jornada, eu diria, que o seu seguidor precisa percorrer para se tornar cliente do seu Negócio.
Essa sequência lógica é conhecida como Funil de Conteúdo.
Um processo contínuo que envolve Aprendizagem e descoberta (conhecimento de marca), identificação de problema, consideração de solução, decisão de compra e fidelização.
Seu Funil de conteúdo nas redes sociais precisa passar por todos esses pontos da Jornada do seu potencial cliente.
Esse Funil se divide em 3 grandes etapas:
1- Conteúdo Topo de Funil
2- Conteúdo Meio de Funil
3- Conteúdo Fundo de Funil
Isso se aplica para qualquer negócio em qualquer mídia social.
Porém, nas linhas a seguir, eu vou te ensinar como aplicar essa estratégia especificamente no Instagram!
Eu vou me aprofundar em cada um desses 3 tópicos, então MUITA ATENÇÃO nas linhas a seguir!
1- Conteúdo Topo de Funil
No topo de funil é onde encontra o Público Frio.
Qual a característica de um Público Frio?
Ele não conhece você, muito menos o seu Produto.
Ou seja, pessoas que acabaram de descobrir o seu negócio ou sua marca.
É nessa etapa que encontra-se a fase de descoberta e aprendizagem.
No conteúdo Topo de Funil é onde você explica “o quê” sobre o seu nicho de mercado/seu negócio.
Ex: O que é Marketing Digital? O que é Copywriting? O que faz um Social Media? O que são Sneakers?
Formato ideal: Post com imagem, vídeos rápidos no Reels e tutoriais em carrossel.
Quais os benefícios do Conteúdo Topo de Funil?
Aumenta o número de seguidores, aumenta o potencial de viralização, aumenta o engajamento.
2- Conteúdo Meio de Funil
No meio do funil encontra-se o público que já te conhece, mas não conhece seu produto, o famoso Público Morno.
Ou seja, o público que você conseguiu reter e que agora procura aprofundar conhecimento sobre o assunto abordado no seu Perfil.
Nessa etapa, você precisa entregar conteúdos mais aprofundados e ensinar “o como“.
Você deve “ensinar o peixe a pescar” de uma forma sucinta, capaz de trazer uma solução rápida, porém ao mesmo tempo, gerar um turbilhão de dúvidas para o potencial cliente chegar ao ponto de identificação de problema e consideração de solução.
Ex: Como escolher a Hashtag certa pra viralizar? Como fazer anúncios no Google? Como ter uma linguagem corporal que transmite confiança?
Formato ideal: Vídeos no IGTV, Conteúdos estáticos com infográficos, tutorial em carrossel, explicação aprofundada na legenda.
Quais os benefícios do Conteúdo Meio de Funil?
Aumenta a sua Autoridade no mercado, aquece o engajamento e ativa a necessidade de tomar uma solução para solucionar o determinado problema.
3- Conteúdo Fundo de Funil
No Fundo de Funil encontra-se o Público Quente.
Ou seja, o Público que já conhece você e o seu Produto.
Nessa etapa está um público fiel à sua marca e que deseja comprar uma solução para a sua necessidade ou desejos específicos.
Os seus conteúdos devem ser focados em venda e relacionamento.
Pois nessa etapa, o seu seguidor já tomou reconhecimento do problema e já considerou tomar uma solução para enfrentar este problema.
Sua função neste momento, é entregar a solução, ou seja, o Produto.
Agora o seu seguidor está disposto a tomar uma decisão de compra.
O que você deve fazer neste momento é criar um Conteúdo rico aprofundado e no final fazer uma oferta irresistível.
Ex: Experimente 7 dias o Método Instagram Samurai e leve o seu Negócio para o próximo nível! (Clica no link da bio e acesse).
Nessa etapa é fundamental você colocar uma CTA (call to action), ou em português, Chamada pra ação.
Formato ideal: Post de imagem, carrossel, Post com vídeo e CTA com Link.
Viu como é simples?
Não é fácil, mas é simples e dinâmico.
Ao implementar a Estratégia de Funil de Conteúdo, você vai fazer o seu seguidor percorrer toda uma jornada de geração de valor de forma eficiente ou seja, sem pular etapas.
Com o tempo, implementando essa estratégia consistentemente, você conseguirá aumentar triplicar o seu alcance e vender muito mais a partir de agora com o seu Perfil!
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Te vejo no próximo Artigo!
Matheus de Paula – CEO Social Market Club