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Você já se perguntou como uma Startup consegue alcançar o status de Unicórnio, empresas avaliadas em mais de 1 Bilhão de dólares?

Você já reparou que está cada vez mais rápido empresas alcançarem esse status?

Da uma olhada nesse gráfico que mostra o que eu quero dizer:

O Eixo Y (Eixo Vertical) representa em quanto anos as empresas demoraram para atingir o valor de mercado de 1 Bilhão de Dólares. No Eixo X (Eixo Horizontal) temos as empresas com o ano em que foi fundada.

Como você pode ver, está absurdamente mais rápido o crescimento de algumas empresas.

Então eu digo.

Bem-vindo a era das Organizações Exponenciais!

Neste artigo vou esclarecer o conceito de ExO’s, que já existe há um tempo, mas estamos vendo cada vez mais nos dias de hoje sua presença. E apresentar para você cinco características presentes em todas elas.

O termo Organizações Exponenciais, ou ExO, foi cunhado por Salim Ismail.

Para que você entenda, uma ExO é:

“Uma Organização Exponencial é aquela cujo impacto (ou resultado) é desproporcionalmente grande – pelo menos dez vezes maior – comparado ao de seus pares, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas.”

Invariavelmente, são empresas que usam a tecnologia e a internet de forma disruptiva para alavancar seus resultados.

E como você pode ver isso diretamente na sua vida? Fácil de responder!

Olhe para a Amazon nos Estados Unidos, para o Alibaba na China e até mesmo o Magazine Luiza no Brasil, são três empresas que basicamente engoliram o comércio de varejo adotando a internet, tecnologia e informação dentro de seus processos de venda, de entrega, de estocagem…

Agora vamos mais afundo para entender quais são as principais características de uma ExO.

Propósito Transformador Massivo (PTM)

Um Propósito Transformador Massivo forte é especialmente vantajoso para os pioneiros. Se o PTM é suficientemente abrangente, não há lugar para os concorrentes a não ser abaixo dele.

Preste atenção nesses exemplos de PTM a seguir:

TED: “Ideias que merecem ser espalhadas”

Google: “Organizar a informação do mundo”

Quirky: “Tornar a invenção acessível”

Singularity University: “Impactar positivamente um bilhão de pessoas”

Imagine uma outra organização concorrente do Google anunciar: “Nós também vamos organizar a informação do mundo, mas melhor”. Simplesmente não cola…

Então o que eles tem em comum?

São declarações que inspiram, que capturam os corações e mentes das pessoas tanto dentro quanto fora da organização.

São empresas que pensam grande, quase como que operando um milagre.

E com isso são capazes de gerar uma comunidade, uma tribo, uma cultura que basicamente opera por si só.

Um exemplo que prova o poder do PTM em gerar uma comunidade é a Apple.

A Apple tem um ecossistema tão empolgado com seu produto que, literalmente, seus usuários puxam seus serviços para fora da organização e assumem sua propriedade, seu marketing e até mesmo seu design.

Como?

Bom, considere a loja de aplicativos da Apple, um universo de produtos de apoio e milhares de aplicativos criados pelos próprios usuários. São eles que criam, são eles que manufaturam, são eles que fazem o marketing.

Crie sua Comunidade

Antes de tudo é importante nós definirmos dois conceitos, comunidade e multidão.

A Comunidade são todas as pessoas que fazem parte da equipe principal, usuários, clientes, fornecedores, parceiros, fãs.

Hoje na internet é extremamente fácil encontrar comunidades, todas elas baseadas em algum atributo específico. São pessoas que compartilham crenças, intenções, conhecimentos, preferências e não necessitam do contato direto para se relacionarem.

Uma lição muito importante é que se você criar comunidades e torná-las pública, você não precisa correr atrás das pessoas certas, elas vão até você.

Nossa comunidade aqui na Social Market Club é assustadoramente incrível, seja no nosso Telegram, seja na nossa comunidade Vip de Networking do Whatsapp, e até mesmo no Instagram.

Vemos pessoas que compartilham ideias e experiências todos os dias.

A multidão embora seja um número de pessoas milhares de vezes maior que sua comunidade, são pessoas difíceis de alcançar. Ou seja, são as pessoas que estão de fora destes grupos.

Porém é possível agregá-las através da exploração da criatividade, da inovação, da validação e do financiamento.

Engajamento

Técnicas de engajamento como concursos, séries de treinamentos, programas de fidelidade oferecem oportunidades para bons ciclos de feedback.

O que permite a geração de novas ideias e desenvolvimento de produto.

Nilofer Merchant, autora e professora de administração na Santa Clara University diz que:

“O engajamento é uma forma de permitir que ocorra o comportamento humano colaborativo – comportamento social. A verdade é essa: os indivíduos conectados podem fazer agora o que antes apenas as grandes organizações centralizadas podiam fazer.”

Você consegue ver que Propósito Transformador Massivo, Comunidade e Engajamento estão intrinsecamente ligados em como uma empresa poderá formar uma comunidade vibrante em torno de seus produtos?

Experimentação e Autonomia

Uma grande diferença das Organizações Exponenciais para as Tradicionais está no seu modelo de gestão igual ao da startup enxuta de Eric Ries.

Um de seus princípios é a eliminação de processos ineficientes.

Sua principal mensagem é:

Falhar rápido e com frequência, enquanto elimina o desperdício. A regra moderna da concorrência é: aquele que aprende mais rápido, ganha.”

Tudo isso se baseia na autonomia e na experimentação que os colaboradores devem ter para desenvolverem novas ideias.

O escritor Nassim Taleb explica que:

“O conhecimento oferece uma pequena vantagem, mas a experimentação (tentativa e erro) é o equivalente a mil pontos de QI. Foi a experimentação que permitiu a Revolução Industrial.”

Se você não sabe como começar o processo de experimentação aqui vai algumas perguntas para te ajudar:

· O produto atende à necessidade do cliente?

· Como o cliente resolveu um problema ou necessidade no passado?

· Quais são os custos atuais criados pelo problema do cliente?

· Devemos adaptar ou mudar nosso curso?

· Estamos prontos para produzir?

Desmonetização, Digitalização e Democratização

Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc., disse em uma entrevista para a InfoMoney:

“A epidemia deixou evidente que não tem como não ser digital. Se você ainda não é, vai ter que ser. A cada crise que passamos fui descobrindo que precisamos ser antifrágeis, no sentindo de que precisamos montar um negócio que cada vez mais sobreviva a qualquer tipo de cenário. Os clientes querem os melhores produtos, com preço baixo e o mais rápido possível”

Luiza Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza, complementou:

“O digital é uma cultura da experimentação. Tenta, não deu certo? Muda rápido e se acertou multiplica. A inovação e o [bom] atendimento são as únicas coisas que vão diferenciar o negócio. E não tem como inovar sem o digital”

Uma das maiores conquistas da internet foi diminuir significativamente o custo em marketing para as empresas. Tem sido cada vez mais barato investir nas mídias sociais para mostrar seu produto. Esse é o processo de Desmonetização.

Isso trouxe os grandes e pequenos players para o mundo digital. Onde eles competem seus produtos por um preço muito mais barato do que a 25 anos atrás.

Hoje quem não entende a importância e a necessidade de se estar presente no mundo digital, infelizmente está com os dias contados.

Por que além de existir o processo de desmonetização e digitalização, existe o processo de democratização. E é acessível para todos!

Quero deixar claro que existem outras características para uma Organização Exponencial, como utilização de algoritmos e inteligência artificial para otimização de processos e redução de custos, utilização de ativos alavancados, interfaces e dashboards de monitoramento.

Mas as que eu expliquei mais detalhadamente são ações que você e qualquer um já podem começar a praticar dentro da sua empresa.

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