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No artigo de hoje vou falar um pouco sobre o mal que paira sobre muitos criadores de conteúdo que estão no início da jornada.

Mas fique tranquilo, porque até em profissionais que já atuam a bastante tempo, como eu, em certos momentos apresentamos a dificuldade de criar conteúdo.

Eu vejo muitas pessoas, principalmente em nossas seções de consultoria ou de reviews de contas comerciais que acontecem nos stories, fazendo a mesma pergunta:

“Como vocês conseguem produzir tanto conteúdo, todos os dias?”

Para você que não sabe, ou ainda não percebeu, nós produzimos 3 posts por dia no Instagram, incontáveis stories diariamente, 2 podcast’s por semana, pelo menos 1 artigo por semana, 1 live por semana e dezenas de conteúdos no nosso canal no Telegram.

Coisa pra caramba, não é mesmo?

E como conseguimos manejar tudo isso?

Primeiro temos muita organização no que fazemos, mas o artigo de hoje não é sobre planejamento e organização.

Hoje vou te dar dicas de como produzir conteúdo diariamente, ter sua mente afiada para que você saiba o que fazer, onde buscar e como buscar ideias para seu negócio.

Recomendo também a leitura deste artigo complementar no qual eu dou 5 dicas para quebrar seu bloqueio criativo.

Antes de mais nada um recado super importante, nada é criado do zero.

Nem mesmo as ideias mais disruptivas e inovadoras foram criadas do zero.

O que sempre acontece com as ideias mais criativas é que elas juntam as peças de diferentes partes para criar um produto inigualável.

Quer um exemplo bem claro e simples disso?

Vamos analisar os smartphones. Em 2007 quando Steve Jobs fez o lançamento do primeiro Iphone, antes de mais nada ele disse a seguinte frase:

“Hoje, nós estamos introduzindo três produtos revolucionários.”

Os três produtos a que ele se referia eram: um Ipod widescreen com controles sensíveis ao toque, um celular revolucionário e, o último, um sistema de navegação pela Internet.

E com esses três produtos ele montou o Iphone, juntando diferentes partes.

Você pode ver essa apresentação do Iphone, considerada a mais bela apresentação de negócios da história, clicando nesse link.

Portanto, se você deseja saber como juntar diferentes peças e deixar de sofrer na criação de conteúdo este artigo é para você.

Irei apresentar a você agora a capacidade de criar Conteúdos Infinitos!

5 Maneiras para ter Conteúdo Infinito

1. Faça Reciclagem de posts antigos

Sim, não existe problema nenhum em repetir post antigo. Aliás é uma prática muito normal que produtores de conteúdo de tempos em tempos resgatam algo feito lá trás.

Porém, quando eu digo repetir post antigo não me refiro a copiar ele por inteiro. E sim repetir o conteúdo.

Por quê fazer isso? Porque existem inúmeras formas de você apresentar um conteúdo.

Pode ser mudando o design, mudando a escrita, mudando o tom da apresentação, você pode aprofundar mais na explicação, fazer o post com uma produção mais voltada para o viral… Enfim de várias formas.

Sempre há algo novo e melhor para dizer, portanto revise seus posts e atualize-os com os temas que mais bombaram.

2. Criar conteúdo em diferentes plataformas

Por mais que o Instagram seja a plataforma queridinha dos brasileiros, você precisa estar presente em outros canais.

Não dependa de apenas um para passar sua mensagem, seja omnichannel.

Isso é importante porque permite exportar seu conteúdo para qualquer plataforma.

Provavelmente você já viu um conteúdo nosso no Instagram que também estava presente em nosso podcast ou até mesmo escrito em algum artigo nosso.

E você consumiu do mesmo jeito, porque nós fizemos uma apresentação diferente, contamos de forma diferente.

Nós fazemos a reciclagem de posts antigos e aliamos com a criação em diferentes plataformas.

3. Siga comunidades pertencentes ao seu nicho

A grande oportunidade de seguir esse passo é a possibilidade de fazer benchmarking todos os dias.

Isso lhe permite acompanhar o que seu mercado está fazendo, o que ajuda muito na hora de escolher um tópico.

É uma prática comum em qualquer mercado. Voltando aos smartphones, quando a Apple criou um celular com touchscreen, quantos celulares de outras marcas não acompanharam essa tendência?

Para você que se equipara com a gente da Social Market Club vai uma dica especial. Nós seguimos poucas contas no Instagram, mas são contas com um peso grande dentro do mercado.

À medida que vamos visualizando as postagens, salvamos aquelas que trouxeram um assunto interessante.

E dividimos as postagens salvas em pastas dentro do Instagram para “Feed”, “Podcast”, “Artigo”, “Workshops” e várias outras categorias.

4. Vídeos populares no Youtube

Novamente a importância de não só estar em diferentes plataformas, mas também realizar pesquisas em diferentes lugares.

Procure pelos vídeos mais populares de seu nicho, com alto número de visualizações, curtidas ou comentários e separe os tópicos para abordar com sua criatividade.

5. Busca interna no seu Instagram

Quais são as perguntas que você mais recebe em seu Direct ou nos comentários de suas postagens?

Já entendeu onde quero chegar né?

Entender as buscas ou as dúvidas da sua audiência é uma excelente forma de produzir conteúdo.

Já aconteceu com a gente, recebíamos em nosso direct dezenas de mensagens sobre Shadowban no Instagram.

O que era Shadowban?

Como sair do Shadowban?

Como saber se cai no Shadowban?

Percebemos essa necessidade e produzimos várias postagens no feed, um artigo e um podcast.

Incrível não é mesmo?! Todos sobre o mesmo assunto, mas apresentado de maneira diferente.

Vou bater na tecla novamente sobre a importância de estar em diferentes plataformas e fazer a reciclagem de seus posts.

9 Tipos de Conteúdo para bombar a sua marca

1. Conteúdos em formatos de lista

Torna a leitura prática e rápida para dar dicas ou resolver problemas comuns do seu nicho.

2. Perguntas Frequentes

Quando você tem uma audiência que interage bastante com você por direct ou comentários nas postagens, um bom meio de produzir novos conteúdos é realizar enquetes.

Podem ser publicadas nos stories ou no próprio feed.

No nosso nicho abrimos perguntas específicas de Marketing Digital, mas também de Empreendedorismo.

3. Mostre seus bastidores

As pessoas adoram conhecer parte do seu dia a dia e isso é bom porque te conecta à elas.

Seja para saberem dos seus equipamentos, das ferramentas, dos softwares, do seu ambiente de trabalho, do seu processo de produção.

4. Recortes de conteúdo

Se você não tem vergonha de mostrar a cara e tem a pretensão de produzir lives, faça pequenos recortes dos momentos mais provocantes ou de melhor explicação e publique um pequeno vídeo no IGTV.

5. Tendências

Conteúdos que abordam uma analise das tendências para o próximo ano, são excelentes para qualquer nicho de mercado.

6. Perguntas A/B

Excelente para o engajamento, dê duas opções para as pessoas escolherem e interaja com elas.

7. Procure temas em alta no mercado

Pode ser um filme, uma série, uma notícia de mercado, um acontecimento fora do comum.

8. Conte sua história

Não existe melhor forma de conectar com sua audiência com uma boa história recheada com técnicas de Storytelling.

Não tenha medo de mostrar suas fraquezas, seus erros e seus momentos de superação. Contamos e ouvimos histórias a todo instante, seja perito nessa arte.

Temos um artigo sobre Storytelling, basta clicar aqui.

9. A magia da multiplicação

Uma live pode virar um IGTV, que pode virar um podcast, que pode se transformar em um ebook e esse ebook num artigo.

Como pôde ver, são algumas dicas para você escapar dos momentos de branco total na hora de produzir algum conteúdo.

E como sempre dizemos no Fórmula de Engajamento, Conteúdo é Rei!

Não podemos abandoná-lo.

Duas frases que eu gosto muito ditas por Titãs do Mercado são:

“Marketing de conteúdo é a nova propaganda e a hashtag é a nova tagline”

– Philip Kotler

“Marketing é dizer ao mundo que você é um rock star. Marketing de conteúdo é mostrar ao mundo que você realmente é um.”

– Robert Rose

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