Você consegue imaginar que com apenas um empréstimo de 500 dólares Walter Elias Disney e seu irmão Roy Disney, em 1923 nos Estados Unidos, conseguiram construir um dos maiores impérios da indústria do entretenimento e que continua crescendo até hoje?
O empréstimo de 500 dólares em 1923 valeriam hoje, em ações da companhia, quase 1 Bilhão de dólares.
Se você tivesse investido mil dólares em ações na Disney em 1984, essas ações valeriam hoje quase 96 mil dólares.
A Disney já passou pelas maiores crises da história.
Crise de 29, Segunda Guerra Mundial, Atentado as Torres Gêmeas, crise de 2008 e agora enfrenta a crise do COVID-19.
E mesmo assim são quase 100 anos de existência gerando inovação, criatividade e valor.
Hoje todo mundo conhece a Disney, seja pela grandiosidade inexplicável de seus parques temáticos ou pelas produções perfeccionistas de seus filmes.
Aliás, perfeccionismo é uma qualidade que acompanhou Walt Disney durante todo o seu trabalho e continua presente em suas obras.
Neste artigo vou contar um pouco da história dessa grande companhia, como tudo começou, porque seus valores Sonhar, Acreditar, Ousar, Fazer, mudou e continua mudando a vida de milhões de pessoas.
Tudo começou em 1923 quando Walt e Roy Disney fundaram uma empresa de animação.
5 anos mais tarde lançaram seu primeiro projeto, um ratinho que hoje é muito bem conhecido, o Mickey Mouse.
Foi um sucesso estrondoso, ainda sabendo que sua animação foi feito às pressas.
Tamanho foi o sucesso, que a Fiat logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, lançou um carro batizado de Topolino, apelido italiano do ratinho.
Agora, como podemos explicar que uma empresa da década de 1920 continua trazendo resultados assustadores nos dias de hoje?
Bom… Podemos começar a explicação através de sua cultura.
Sonhar além dos limites de hoje, Acreditar em valores sólidos, Ousar fazer a diferença e arregaçar as mangas, e simplesmente agir: Sonhar, Acreditar, Ousar, Fazer.
Seja em seus parques temáticos, em suas apresentações musicais ou em seus filmes, a The Walt Disney Company possui, desde de sua criação, a Lei:
Proporcionar o melhor entretenimento familiar.
Quando Walt Disney falava “Bom Show”, ele se referia a uma produção completamente original, executada à perfeição, criada para encantar o público.
O prazer de seu público, que eram chamados de Convidados, era sempre o foco de suas energias.
Todos os Membros do Elenco, é assim que a Disney chama seus funcionários, tem total responsabilidade de entregar o melhor sempre. Para você ter uma ideia, até os pequenos papéis de bala que ficam no chão e passam desapercebidos pela equipe de limpeza, são também responsabilidade dos Membros do Elenco.
É uma atitude enraizada na cultura da Disney. Enraizada no DNA de todos os Membros do Elenco.
Que são intensivamente treinados e a cultura reforçada continuamente, pois Walt Disney considerava essa atitude essencial para a concretização de seu sonho.
“O crescimento e o desenvolvimento da The Walt Disney Company são diretamente relacionados ao crescimento e ao desenvolvimento dos nossos recursos humanos: o nosso Elenco.”
Walt Disney.
Vamos entender agora como o mantra Sonhar, Acreditar, Ousar, Fazer, contribui para a principal diretriz: Proporcionar o melhor entretenimento familiar.
SONHAR

– Walt Disney.
Sonhar são experiências profundamente pessoais, é difícil contar um sonho a outra pessoa.
Mas Walt Disney tirava isso de letra, sempre foi um excelente contador de história e sabia como expressá-la para seus Convidados e Membros de Elenco.
Se você observar todos os grandes empreendedores são storytellers natos, são pessoas que sabem transformar sua visão, seu propósito em histórias simples de entender.
Uma vez Steve Jobs disse:
“O simples pode ser mais difícil do que o complexo: é preciso trabalhar duro para limpar seus pensamentos de forma a torná-los simples. Mas no final vale a pena, porque, quando chegamos lá, podemos mover montanhas.”
E realmente Walt Disney tinha um poder tão grande em suas histórias, que deixavam todos entusiasmados antes mesmo de um projeto iniciar.
Dentro da Empresa todos os colaboradores eram convidados a dar sua opinião e fazer sugestões. Não eram só encorajados a fazerem isso, como também obrigatório.
Quando nos permitimos a ouvir novas ideias, coisas incríveis podem surgir!
O simples ato de permitir a imaginação correr solta já vai estimular a criatividade e a inovação. Dois valores importantíssimos para os dias de hoje.
Então, gostaria de te perguntar.
Você costuma contar histórias para comunicar seu propósito e suas ideias para seus clientes ou funcionários? Você utiliza histórias para mostrar seus produtos? Desde o início da Social Market Club, acreditamos que entregaríamos o melhor conteúdo para o desenvolvimento de nosso público. Aqui incentivamos para que cada membro exponha sua ideia para tornar a inovação parte do nosso dia a dia.
ACREDITAR

Seu irmão, Roy Disney, dizia que “Quando os valores são claros, as decisões são fáceis”.
Isso significa que não importa o quão difícil você ache que é uma decisão, Sempre coloque as suas crenças em prática.
No início da construção do Mickey Mouse, Walt observou que as ações do ratinho não condiziam com os valores e as crenças da Empresa.
Diante disso, não perdeu tempo para ajustar o personagem aos sólidos valores que deveriam ser mostrados.
Para isso, fez com que a honestidade, a confiança, a lealdade e o respeito pelas pessoas como indivíduos formassem a essência do caráter do Mickey.
Formalizou as crenças para garantir que todos os Membros do Elenco, de todos os níveis, fossem orientados por sua filosofia e por seu propósito.
Hoje, se você deseja trabalhar na Disney, é necessário passar por um extensivo treinamento na Disney University justamente para garantir que a filosofia da Empresa seja expressada por suas ações.
Certa vez, Walt Disney disse aos seguranças “que eles nunca devem se ver como policiais. Eles estão lá para ajudar as pessoas.”
Valores sólidos transmitem segurança a todos os envolvidos e ajudam a nortear os líderes da empresa.
Apesar de Walt Disney ter chegado à beira da falência diversas vezes, ele conseguiu manter o foco em suas metas de longo prazo por acreditar firmemente no que estava tentando fazer e em como pensava fazê-lo.
Acredite nos seus valores, acredite no seu propósito.
Gostaria que você fizesse uma pequena pausa para responder a essa questão: Quais são os valores que fundamentam sua empresa? Você encoraja seus colaboradores a pensar e agir como se fossem donos da empresa?
OUSAR

Pessoas de desempenho espetacular podem ser encontradas em todos os nichos, mas uma característica que todas têm em comum é a disposição para ousar e correr riscos.
E quando digo risco não me refiro somente ao risco financeiro, mas também ao estilo de gestão, sua disposição em confiar em colegas de time, ao seu estilo de liderança entre vários outros.
Para realizar um sonho é necessário sair da zona de conforto e fazer explorações em territórios desconhecidos.
Crenças sólidas embasam a ousadia de correr riscos.
Uma veterana da Disney de 102 anos, uma vez disse:
“A gente trabalhava com o Walt Disney sem saber que ele era um gênio porque ele era uma criança junto com a gente”
Isso aconteceu porque Walt Disney correu o risco e ousou na sua forma de encarar os desafios que enfrentava, nunca deixou que o padrão corporativo ditasse quem ele deveria ser.
Ele ousou em acreditar nos seus Colaboradores.
Ele ousou em seus projetos.
Ele ousou em acreditar nele mesmo.
Ele tornou o trabalho em uma experiência divertida.
Questão para pensar: Você promove a diversão na cultura de sua empresa? Aqui na Social Market Club estamos constantemente promovendo novas ideias. Todo esse processo de criação nos garante momentos valiosíssimos de descontração e desenvolvimento. Não sabemos se darão certo, mas é um risco que corremos por estarmos sempre nos reinventado e proporcionar o melhor conteúdo para vocês.
FAZER

Pratique, pratique e quando estiver cansado pratique um pouco mais. Walt Disney levava uma pergunta em todo projeto que a Empresa realizava “Como podemos melhorar?”.
Sua preocupação estava sempre em entregar o melhor para os seus Convidados e isso não importava se fosse necessário refazer todo um projeto.
Como o que aconteceu no filme do Pinóquio.
Esse projeto já estava com 6 meses de trabalho e 500 mil dólares investidos, quando Walt Disney interrompeu a produção e constatou que Pinóquio estava mais para um boneco de madeira sem vida do que para um menino.
Você consegue imaginar a frustração que isso gerou em sua equipe? 6 meses de trabalho descartado.
Walt chamou seu principal desenhista, Ward Kimball, para uma reunião. Kimball já se preparava para pedir demissão. Mas não conseguiu falar, porque ficou encantado com os sonhos de Walt para o filme e todas as suas ideias para Pinóquio.
Não preciso falar o sucesso de Pinóquio…
Invista em treinamento!
Certa vez um garoto que trabalhava na área de correspondência disse a Walt que queria parar de trabalhar entregando cartas e ser o Tom Sawyer (Personagem dos parques temáticos).
Walt olhou bem para o menino e viu que sua aparência se assemelhava com o do personagem e deu uma chance para o garoto entrar no Elenco.
Dois dias depois, seu vice presidente entrou numa reunião assustado, para dizer que o menino havia incorporado totalmente o personagem e que estava batendo nos Convidados.
Walt Disney olhou para o vice presidente e disse:
“Você ainda não entendeu o que estamos tentando fazer aqui. Aquele menino está sendo o melhor Tom Sawyer que ele tem condições de ser. É o nosso trabalho fazer com que ele seja o melhor Tom Sawyer para a Disney. Agora vá fazer o seu trabalho.”
Essa história foi contada numa celebração em homenagem ao menino, pelos seus 30 anos de serviço a Empresa.
Isso mostra que a Disney University se tornou a melhor instituição de treinamento do mundo para seus Colaboradores.
Tentar aprender sobre algo abstrato como o Sonhar, Acreditar, Ousar, Fazer, através da escrita é sempre muito difícil. A melhor forma de aprender são pelas ações e histórias. Vou compartilhar com vocês uma última história real que representa muito bem tudo isso.

É normal de vez em quando aparecerem histórias de Convidados relatando suas experiências com as atrações da Disney.
Certa vez, um casal com 3 filhas ficou hospedado em um hotel da Disney. Depois de curtirem todas as atrações do parque, a família voltou ao seu quarto e deparou que os ursinhos de pelúcia das filhas estavam sentados ao redor da mesa com biscoitos e leites servidos diante deles.
Isso encantou de tal forma as crianças, que elas sempre contavam com a volta para o quarto no final do dia.
No segundo dia viram que seus ursinhos estavam sentados na cama lendo livros do Mickey Mouse. Você consegue imaginar a alegria de uma criança vendo isso?
Ao final do terceiro dia, as meninas voltaram ao quarto e viram os ursinhos sentados à mesa jogando baralho!
Isso só acontece porque todos os colaboradores estão engajados em fornecer o melhor serviço para seus Convidados.
Uma vez Walt Disney disse:
“Você não cria um produto para si mesmo. Você precisa saber o que as pessoas querem e criar um produto para elas”
Para os seus Convidados, Walt sabia muito bem o que eles queriam.
Eles queriam a magia da Disney.
Todo esse artigo foi baseado na obra O Estilo Disney de Bill Capodagli, se você deseja aprofundar no assunto sugiro a leitura do livro.
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