Skip to main content

Estudos Apontam que um dos Principais Pilares para o Sucesso de um Negócio Digital está na Escolha do Nicho de Atuação.

No Artigo de Hoje Eu vou Mostrar para Você um Passo a Passo Simples e Prático de Como Fazer a Escolha do Nicho em que irá Trabalhar no Seu Negócio Digital.

Tenho certeza que se Você colocar em Prática tudo que Eu Vou Falar para Você Agora, Você vai Identificar o Nicho Certo de Atuação e Começará a Ter Resultados Muito Antes do que Imaginava!

Então Pega Caneta e Papel ou Abre o Drive e Vamos para o Conteúdo!

O que é Nicho de Mercado?

Nicho de Mercado de forma bem resumida é o Público que você vai Trabalhar no seu Negócio.

Ele é fruto de um Processo de Segmentação do Mercado em que atua.

O Nicho de Mercado é um Subgrupo de um Grande Mercado.

Vamos Imaginar na Esfera dos Negócios Tradicionais, o Mercado Alimentício, por exemplo:

Existem diversos Nichos (subgrupos) dentro deste Grande Mercado.

Existem Pizzarias, Hamburgerias, Churrascarias, Restaurantes de Comida Japonesa, Mexicana e por aí vai…

Nos Negócios Digitais também existem Nichos, como Empreendedorismo, Investimento, Desenvolvimento Pessoal, Emagrecimento…

E o meu Propósito Hoje é ajudar Você a Escolher o seu Nicho aqui no Digital.

Como Escolher seu Nicho?

Este é o Momento em que Você vai fazer uma Análise sobre si mesmo.

Você vai fazer essa Autoanálise e através dela Criar uma Lista de Assuntos que Você mais e que possui Autoridade em falar.

Eu por Exemplo sempre Gostei muito de Marketing e Empreendedorismo. Por Motivos Óbvios lancei meu Blog e Instagram onde falo sobre estes dois assuntos.

Eu sou Formado em Administração, logo eu tenho certo Domínio para falar de Negócios, Gestão, Marketing, pois tenho Conhecimento Aprofundado na Área.

E é isso que Você deve fazer: Mesclar suas Competências com suas Paixões e Escolher o Mercado que Você vai trabalhar.

Por exemplo: Se Você é Esteticista, você pode Escolher Cursos e E-Books de Maquiagem. Se Você é Formado em Educação Física pode optar por Produtos de Emagrecimento. E por aí vai….

Faça uma Lista com 5 a 10 Itens. Mescle seu Conhecimento com sua Paixão. A Soma desta Equação será o Nicho que Você vai Trabalhar!

CONHECIMENTO + PAIXÃO = NICHO DE MERCADO

Dados Fundamentais Sobre o seu Nicho de Mercado

Cada Nicho possui um Grau de Especificidade bem Único.

Por isso, Você deve se atentar a alguns dados Específicos do Perfil do seu Público:

Demográfico: Sexo, Faixa Etária, Condição Financeira, Nível de Escolaridade;

Geográfico: Onde está situado este Público;

Psicográfico: Quais são suas Crenças, seus Valores, suas Emoções, suas Dores;

Nível de Exigência do Público: Eles querem qualidade? Querem Preço? Quais suas Expectativas?

É Fundamental que Você saiba de Forma bem clara todas essas Questões para ter um Conhecimento Bem Apurado do Público que está Lidando no seu Negócio.

Por que é Importante ter um Nicho Bem Definido e Conhecer o seu Público?

Porque é a partir destes dois quesitos que Você vai fazer a Engrenagem do seu Negócio Girar.

Depois de Identificar o Nicho e de conhecer Profundamente o Perfil do Público que está Situado nele, é o Momento de Você Começar a Criar Conteúdo Direcionado para este Público e Agregar Valor e Conhecimento à sua Vida.

Como Criar Conteúdo para este Público?

O Primeiro Passo é: Criar uma Persona.

Mas o que é Persona?

Persona nada mais é do que Você criar uma “Pessoa” que Represente a Maioria do seu Público.

É como se fosse fizesse uma Compilação de todos os dados Relevantes que falei um Pouco mais Acima.

É como se Você pegasse esses Dados, jogasse no Liquidificador e fizesse uma Vitamina. O Seu Persona é essa Vitamina.

Para Facilitar sua Vida, você pode dar até Características para o seu Persona, como por exemplo Nome e Aparência Física.

O meu por Exemplo se Chama Rogenaldo…

A partir dessa Criação do Persona, crio um Conteúdo específico para ele. Meu Conteúdo é sempre direcionado, de forma que prenda atenção e desperte o desejo do meu Persona.

Meu Conteúdo agrega Valor e Conhecimento Necessário para que Desperte uma Necessidade deste Cara estar Fortemente conectado ao meu Blog, meu Instagram, meu Produto…

E é nisso que Você deve focar agora: Conteúdo!

Faça Conteúdo de Valor para a sua Persona. Faça com que ela tenha a Necessidade de Consumir o seu Conteúdo.

AGREGUE VALOR À VIDA DAS PESSOAS QUE ESTÃO CONSUMINDO O SEU CONTEÚDO.

Pois é somente assim que Você terá Sucesso no seu Negócio Digital. Porque só assim para Gerar Audiência e Consequentemente Converter em Vendas. Mas isto é Assunto para um Próximo Artigo….

Conclusão

Hoje Você viu como Escolher o seu Nicho de Atuação no Digital e a Importância de fazer uma Escolha bem Criteriosa.

Além disso, viu alguns dados Relevantes que devem ser Levados em consideração e como Criar a Persona do seu Negócio.

No Próximo Artigo, eu Vou Apresentar pra Você mais Profundamente essa Questão do Persona.

Vou Apresentar para Você algumas Perguntas que Devem ser Feitas para a Criação da sua Persona e como se Comunicar da Forma certa com ela.

Então, fique Ligado aqui no nosso Blog, pois tenho certeza que este Conteúdo vai Ajudar Você a Começar da Forma Certa o seu Negócio Digital!

Se Você Curtiu este Artigo, deixe seu Like e Compartilhe com seus Amigos.

Caso Você tenha alguma Dúvida, deixe também nos Comentários, será um Prazer Ajudá-lo!

Forte abraço,

Matheus de Paula – CEO Social Market

Leave a Reply