No Último Artigo, vimos um Passo a Passo bem Completo de Como Escolher o Nicho Certo seu Negócio Digital.
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No Artigo de Hoje, vou apresentar para você todo o Conceito de Persona de Negócio.
Vou dividir este Conteúdo em 2 Artigos: Neste primeiro você vai entender o que é Persona, qual sua Importância e porquê você deve ter. No segundo, vou ensinar você a criar a sua própria Persona.
Ao Final deste Processo, Você vai Identificar o seu Cliente Ideal e ter o Conhecimento Necessário para Gerar uma Interação Saudável com ele e usar isso a seu Favor.
É muito Importante que crie sua Persona, pois assim você vai conseguir entender quais são os seus Desejos e Necessidades.
Tendo isso bem claro, você consegue se Comunicar da Forma Correta e fazer uma Oferta Assertiva para o seu Cliente!
Então, Pega Papel e Caneta e Vamos Para o Conteúdo!
O que é Persona?

Persona é uma Representação Fictícia do seu Cliente Ideal, baseado em Dados sobre seu Público, como Demográficos, Sociais e Comportamentais.
Uma Persona Representa o Comportamento do seu Consumidor.
É a partir dela que Você Baseia as suas Estratégias de Marketing.
A sua Persona deve conter Características Únicas que Representam a Maioria do Público que Consome seu Conteúdo.
Deve possuir dados bem específicos, como Sexo, Idade, Condição Financeira, Comportamento e até mesmo um nome (para representá-la).
Ao Finalizar o Processo de Criação da sua Persona, você estará muito mais próximo de ter Resultados Incríveis com suas Vendas, pois você saberá muito bem com quem está lidando e como se comunicar da Forma Ideal.
Pois criar Conteúdo de qualidade somente, não basta. Você tem que criar Conteúdo de qualidade para as Pessoas Certas.
Mas, não confunda! Persona é Diferente de Público-Alvo!
Diferença entre Persona e Público-Alvo

Você deve estar Imaginando que Persona e Público-Alvo são Sinônimos, mas não são! Podem ser Conceitos bem Semelhantes. Mas ambos possuem algumas ligeiras diferenças…
Público-Alvo
O Público-Alvo é uma Representação Generalizada dos seu Clientes. Ele é Composto por Membros que possuem características em Comum, porém não tão Específicas. É algo mais abrangente.
O Público-Alvo aglomera dados, como:
Faixa Etária
Sexo
Nível de Escolaridade
Classe Social
Profissão
Nacionalidade
Localização
Um exemplo de Público-Alvo seria:
Mulher, entre 20-35 anos, que mora no Sudeste do Brasil, Classe Média; formada em Estética, Trabalha em uma Clínica de Estética e que está em Busca de uma Oportunidade para Empreender na sua Área.
Persona
Já a Persona, apresenta também esses dados, porém apresenta informações muito mais completas do que o Público-Alvo. A Persona contém dados como:
Nome
Sexo
Idade
Classe Social
Nacionalidade
Localização
Escolaridade
Profissão
Porém, além de todos estes Tópicos comuns ao Público-Alvo, possui dados Comportamentais, como:
Preferências e Gostos Específicos
Sensibilidade ao Preço
Expectativa sobre o Produto
Além disso, A Persona também tem dados Psicográficos, como:
Crenças
Valores
Desejos
Necessidades
Personalidade
Estilo de Vida
Para ficar mais fácil de entender, vamos Criar uma Persona Fictícia para exemplificar:
Maria, Mulher, 31 anos, Classe Média, brasileira, mora no Interior de São Paulo. Maria é formada em Estética, trabalha numa Clínica Especializada em Tratamentos de Pele, porém está em busca de uma Oportunidade de Ganhar mais Dinheiro. Por gostar muito de Empreendedorismo, ela tem o Sonho de ter o seu próprio Negócio. Ela é uma pessoa Sonhadora e por gostar muito de Negócios, sempre participa de Eventos, Cursos e Treinamentos. Maria adora Ler livros de Negócios e tem muitos amigos Empreendedores.
Sentiu a Diferença entre Público-Alvo e Persona? Graças a este aprofundamento de informações, é possível criar Estratégias de Marketing muito mais precisas, capazes de Impactar muito mais quem consome o seu Conteúdo!
Conclusão

Hoje você aprendeu o conceito de Persona de Negócio. Agora você tem noção de quão importante é para o seu Negócio ter sua Persona bem defina. Pois é a partir dessa definição que você vai direcionar o seu Conteúdo.
No próximo Artigo você vai aprender como criar a sua Própria Persona e ter um alinhamento Estratégico muito mais Assertivo no seu Marketing Digital.
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Se você estiver precisando de uma mãozinha em toda a Estruturação do seu Negócio Digital, agende um Horário conosco em nossa Consultoria. Será um prazer ajudar você!
Forte abraço
Matheus de Paula – CEO Social Market