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No Último Artigo, vimos um Passo a Passo bem Completo de Como Escolher o Nicho Certo seu Negócio Digital.

Se Você ainda não Leu, Sugiro que Leia Antes de prosseguir essa Leitura. Clique aqui e confira.

No Artigo de Hoje, vou apresentar para você todo o Conceito de Persona de Negócio.

Vou dividir este Conteúdo em 2 Artigos: Neste primeiro você vai entender o que é Persona, qual sua Importância e porquê você deve ter. No segundo, vou ensinar você a criar a sua própria Persona.

Ao Final deste Processo, Você vai Identificar o seu Cliente Ideal e ter o Conhecimento Necessário para Gerar uma Interação Saudável com ele e usar isso a seu Favor.

É muito Importante que crie sua Persona, pois assim você vai conseguir entender quais são os seus Desejos e Necessidades.

Tendo isso bem claro, você consegue se Comunicar da Forma Correta e fazer uma Oferta Assertiva para o seu Cliente!

Então, Pega Papel e Caneta e Vamos Para o Conteúdo!

O que é Persona?

Persona é uma Representação Fictícia do seu Cliente Ideal, baseado em Dados sobre seu Público, como Demográficos, Sociais e Comportamentais.

Uma Persona Representa o Comportamento do seu Consumidor.

É a partir dela que Você Baseia as suas Estratégias de Marketing.

A sua Persona deve conter Características Únicas que Representam a Maioria do Público que Consome seu Conteúdo.

Deve possuir dados bem específicos, como Sexo, Idade, Condição Financeira, Comportamento e até mesmo um nome (para representá-la).

Ao Finalizar o Processo de Criação da sua Persona, você estará muito mais próximo de ter Resultados Incríveis com suas Vendas, pois você saberá muito bem com quem está lidando e como se comunicar da Forma Ideal.

Pois criar Conteúdo de qualidade somente, não basta. Você tem que criar Conteúdo de qualidade para as Pessoas Certas.

Mas, não confunda! Persona é Diferente de Público-Alvo!

Diferença entre Persona e Público-Alvo

Você deve estar Imaginando que Persona e Público-Alvo são Sinônimos, mas não são! Podem ser Conceitos bem Semelhantes. Mas ambos possuem algumas ligeiras diferenças…

Público-Alvo

O Público-Alvo é uma Representação Generalizada dos seu Clientes. Ele é Composto por Membros que possuem características em Comum, porém não tão Específicas. É algo mais abrangente.

O Público-Alvo aglomera dados, como:

Faixa Etária

Sexo

Nível de Escolaridade

Classe Social

Profissão

Nacionalidade

Localização

Um exemplo de Público-Alvo seria:

Mulher, entre 20-35 anos, que mora no Sudeste do Brasil, Classe Média; formada em Estética, Trabalha em uma Clínica de Estética e que está em Busca de uma Oportunidade para Empreender na sua Área.

Persona

Já a Persona, apresenta também esses dados, porém apresenta informações muito mais completas do que o Público-Alvo. A Persona contém dados como:

Nome

Sexo

Idade

Classe Social

Nacionalidade

Localização

Escolaridade

Profissão

Porém, além de todos estes Tópicos comuns ao Público-Alvo, possui dados Comportamentais, como:

Preferências e Gostos Específicos

Sensibilidade ao Preço

Expectativa sobre o Produto

Além disso, A Persona também tem dados Psicográficos, como:

Crenças

Valores

Desejos

Necessidades

Personalidade

Estilo de Vida

Para ficar mais fácil de entender, vamos Criar uma Persona Fictícia para exemplificar:

Maria, Mulher, 31 anos, Classe Média, brasileira, mora no Interior de São Paulo. Maria é formada em Estética, trabalha numa Clínica Especializada em Tratamentos de Pele, porém está em busca de uma Oportunidade de Ganhar mais Dinheiro. Por gostar muito de Empreendedorismo, ela tem o Sonho de ter o seu próprio Negócio. Ela é uma pessoa Sonhadora e por gostar muito de Negócios, sempre participa de Eventos, Cursos e Treinamentos. Maria adora Ler livros de Negócios e tem muitos amigos Empreendedores.

Sentiu a Diferença entre Público-Alvo e Persona? Graças a este aprofundamento de informações, é possível criar Estratégias de Marketing muito mais precisas, capazes de Impactar muito mais quem consome o seu Conteúdo!

Conclusão

Hoje você aprendeu o conceito de Persona de Negócio. Agora você tem noção de quão importante é para o seu Negócio ter sua Persona bem defina. Pois é a partir dessa definição que você vai direcionar o seu Conteúdo.

No próximo Artigo você vai aprender como criar a sua Própria Persona e ter um alinhamento Estratégico muito mais Assertivo no seu Marketing Digital.

Gostou do Artigo de Hoje?

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Se você estiver precisando de uma mãozinha em toda a Estruturação do seu Negócio Digital, agende um Horário conosco em nossa Consultoria. Será um prazer ajudar você!

Forte abraço

Matheus de Paula – CEO Social Market

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