Como Construir sua Persona?
No último artigo vimos o conceito de Persona e a importância de criar a sua para o seu Negócio.
Agora é o momento de você colocar a mão na Massa!
Hoje você vai aprender tudo o que é preciso para criar a sua Persona de Negócio.
O primeiro passo é fazer uma série de perguntas para Identificar o Perfil da sua Persona.
Essas perguntas são a chave para o sucesso das suas Campanhas de Marketing.
Pois a partir delas, você vai criar respostas que tragam soluções para as dores da sua Persona.
Com isso, você vai fazer Campanhas “cutucando a ferida”.
Imagine você com um machucado no joelho.
Você vai sentir no mínimo um incomodo se você ficar cutucando a ferida com a unha, por exemplo.
Não quero que leve na maldade, mas… é isso que você deve fazer com seu cliente.
Você deve cutucar na ferida dele, para que ele tome alguma solução para acabar com a dor que está incomodando.
E o primeiro passo de todos são as perguntas, vamos a elas.
Não continue essa leitura sem pegar papel e caneta, ok?
Quais seriam estas Perguntas?

Todas essas Perguntas são Fundamentais para Estruturar sua Persona. Então Treine bastante!
Vou colocar o exemplo a Maria Esteticista que dei no Público-Alvo.
Vou colocar 3 exemplos de Resposta para cada Pergunta para não ficar muito extenso.
Porém, sugiro que crie de 5 a 10 Respostas para cada item, ok?
1. Quem é?
Neste primeiro momento você vai Identificar qual o Comportamento da sua Persona.Você vai identificar Qual o tipo de Interesse ela tem.
A Maria, por exemplo, é uma Esteticista que tem um Pézinho no Mundo do Empreendedorismo.
A Maria é Mãe
A Maria é Esposa
A Maria é Funcionária de uma Clínica de Estética
A Maria é Sonhadora
(Coloquei mais que 3 exemplos rs)
2. O que ela vê?
Aqui você identifica de 5 a 10 coisas que ela vê em sua vida. Por exemplo a Maria:
Maria vê pessoas da sua área ficando Milionárias abrindo um Negócio Próprio.
Maria vê amigos criticando ela pois ela não consegue enriquecer trabalhando como Estética na Clínica dos outros.
Maria vê que não tem futuro na Clínica que trabalha e com isso deseja Empreender.
E por aí vai…. Você deve criar essas histórinhas para cutucar na Ferida de quem tá lendo!
3. O que ela ouve?
Agora Você Lista aquilo que sua Persona costuma ouvir. Seja de amigos, colegas de trabalho, família, nas notícias, etc. Por exemplo no caso da nossa Persona fictícia:
Maria escuta do seu Marido que ela precisa contribuir mais financeiramente em casa, pois as coisas estão muito apertadas, com isso ela tem convicção de que precisa empreender.
Maria ouve das suas amigas que ela tem muito potencial e que pode ficar rica se criar o seu próprio Negócio.
Maria escuta do seu Filho que quer ganhar um Presente Especial de Aniversário, porém, por ser caro, ela não tem condição de pagar.
4. Do que ela está cansada?
Aqui você tem que ser Criativo, pois é uma das piores Dores que a sua Persona pode ter. No caso da Maria, temos:
Maria está cansada de dar o máximo no seu emprego e não ver Resultados Financeiros Expressivos.
Maria está cansada de trabalhar ininterruptamente para encher o bolso do seu próprio chefe.
Maria está cansada de Idealizar uma Vida Melhor. Ela quer Realizar.
5. Com o que ela Sonha?
Essa aqui é bem óbvia, né? Você tem que explorar bastante esse Tópico para cutucar bastante na Ferida da sua Persona!
Maria sonha em ser dona do seu Próprio Negócio.
Maria sonha em ser uma Empreendedora de Sucesso Renomada na Área de Estética.
Maria sonha em poder dar Condições Melhores para o seu Filho e poder Proporcionar tudo aquilo que ela não teve quando criança.
6. Quais são suas Frustrações?
Essa é a Chave para Você Vender. É aqui que você vai Identificar Profundamente toda a Negatividade da sua Persona e Oferecer o seu Produto para suprir sua Necessidade.
Maria se sente Frustrada por passar horas produzindo o máximo e recebendo o mínimo.
Maria se sente Frustrada por ter gastado milhares de Reais em um Curso Superior que proporcionou um Emprego Medíocre.
Maria se sente Frustrada por Continuar no Emprego. Ela quer empreender, mas não sabe como nem por onde começar.
Essas são as Principais Perguntas a serem feitas para você constituir a sua Persona.
Quero que Você entenda o Seguinte:
Você tem que criar uma Série de Histórias, com uma sequência de Arrependimentos, Frustrações, Sonhos e apresentar para o seu Público.
Aquelas Pessoas que se Identificarem com cada História que você criar, serão aquelas que vão comprar de você.
Explore ao máximo essas questões que te apresentei. Mexa na Ferida dela e faça com que ela identifique que é preciso tomar alguma Atitude para mudar a Situação.
E para ficar muito mais completo o Estudo da sua Persona, Leve em Consideração também estes Tópicos:
Quais estilos de vida quer ter?
O que ela não conseguiu se conformar até hoje na vida?
Como ela perdeu aquela oportunidade?
Se arrepende de ter feito ou não ter feito tal coisa?
O que ela deseja mas não conta pra ninguém?
Quem ela queria ser ou quem ele acha que é?
Você dará as Cartas do Jogo se tiver tudo isso bem Estruturado no seu Negócio Digital!
Conclusão

Vimos hoje neste Artigo o que é Persona, como construí-la e porque ela é tão importante para o seu Negócio.
Eu espero muito que Você pratique tudo isso que falei, pois o Sucesso do seu Negócio Digital depende muito desta Etapa.
Coloque no Papel todas ideias que você teve. Deixe sua Criatividade falar mais alto. Pense fora da Caixa.
Eu espero muito que você tenha gostado do Conteúdo de Hoje e espero também que ele tenha contribuído para o Desenvolvimento do seu Mindset Empreendedor.
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No mais,
Um forte abraço,
Matheus de Paula – CEO Social Market