Com o advento das Mídias Sociais, Negócios dos mais variados Segmentos de atuação tem a possibilidade de gerar Relacionamento com o seu Público de uma forma muito mais aproximada.
As possibilidades de ter um Relacionamento fiel e duradouro entre Negócio/Cliente são infinitas.
Hoje nós vamos compartilhar uma dessas possibilidades, que é gerar Tráfego do Instagram para uma Lista de Transmissão de Conteúdo + Oferta no WhatsApp.
Então se você quer aprender como criar essa Estrutura de Relacionamento e Venda, não deixe de ler este artigo!
1- Criar Conteúdo no Instagram

O primeiro passo de toda Estrutura é produzir Conteúdo.
Quando digo Conteúdo, não digo frasezinha motivacional nem repost de perfis do Nicho.
Digo produzir Material próprio e de extrema qualidade. Foque em agregar valor ao público.
Entregue informações, dados, curiosidades e dicas. É disso que as pessoas gostam de se nutrir quando estão consumindo Conteúdo nas Mídias Sociais
Quanto mais Conteúdo de Qualidade você compartilhar, mais pessoas você vai conseguir atingir e mais pessoas vão dar atenção para você.
Invista, inove e entregue a melhor experiência ao público. A sua Marca agradece!
2- Interagir e Engajar com o Público

As pessoas que começarem a ser impactadas com o seu Conteúdo, vão te tratar com respeito e confiar em você.
É nesse momento que elas começam a comentar nos seus Posts, responder os seus Stories, salvar suas publicações e marcar os amigos nas suas Postagens.
Isso quer dizer que você deve retribuir, afinal de contas estamos em uma Rede Social. Ou seja? Você deve socializar.
Converse com a pessoa, conheça mais sobre ela. O foco aqui é cativar e encantar para poder conquistar.
Pratique uma comunicação humanizada. Mostre que por trás de uma Marca existe uma Pessoa com sonhos, objetivos e acima de tudo propósito.
Quanto mais pessoal for sua interação, maior a chance de cativar. Pessoas confiam em pessoas, não em robôs.
3- Gerar Audiência

Ao criar Conteúdo de qualidade e engajar com o Público, você aos poucos vai gerar Audiência para a sua Mídia.
Com isso, mais pessoas estarão te dando atenção, lendo aquilo que você escreve e escutando aquilo que você fala..
Nesse momento, sugerimos que você estruture de forma bem estratégica seu conteúdo.
Pois aqui você vai começar a afunilar sua comunicação e entregar algo muito mais específico para o seu Público.
A partir daí, você verá quem é o real interessado em consumir esse tipo de Conteúdo mais direcionado e poderá chamar esse público para sua futura lista que será criada no passo a seguir…
4- Criar Lista de Transmissão de Conteúdo no WhatsApp
Com base na aceitação do público em relação a este Conteúdo, você verá se é viável ou não criar um Material mais afunilado e exclusivo no WhatsApp.
Existindo aceitação, crie a Lista. Lembrando que criar Lista de Transmissão só é possível no WhatsApp Business.
Mas antes de criar a Lista e começar a divulgá-la para os seus seguidores do Instagram, sugiro que faça uma Estrutura Lógica básica:
- Crie um Roteiro de Mensagens para otimizar o seu trabalho. Desenvolva uma Estrutura desde o primeiro contato com apresentação do Negócio ao convite para fazer parte da Lista.
- Crie toda Estrutura de Conteúdo que será compartilhado nessa Lista. Faça de forma planejada e estratégica um Roteiro com tudo que será compartilhado dentro dessa Lista.
- Dentro dessa Estrutura de Conteúdo, lembre-se de Usar a criatividade. Você pode compartilhar áudios, criar textos, enviar vídeos, fazer conferências, compartilhar arquivos, enfim existem infinitas possibilidades dentro do WhatsApp.
- Elabore as Ofertas que serão compartilhadas nessa Lista.
- Organize sua Agenda um horário para dedicar exclusivamente a essa Lista desde a criação do Conteúdo à resposta de Mensagens de dúvidas e perguntas.
5- Divulgar Lista no Instagram

Feito todo o procedimento de criação de Estrutura Lógica da Lista de Transmissão, é o momento de começar a divulgá-la!
Crie CTA (Call to Action) ou em português chamada para Ação para direcionar o Público para a sua Lista de Transmissão.
Imagine o seu Instagram como ponto A, o WhatsApp o ponto B e as suas CTA’s como a ponte que liga ambos os Pontos.
Como fazer esse tipo de chamada para ação?
Vou passar pra você 2 exemplos básicos só para você ter uma ideia.
Mas antes, lembre-se: uma CTA deve ser colocada sempre no final do Conteúdo.
Ela serve para fechar o que está sendo falado. Portanto, coloque ela sempre no final.
Exemplos de CTA para direcionar Público do Instagram para Lista do WhatsApp:
Está gostando do nosso Conteúdo? O que acha de receber um Material Exclusivo através do WhatsApp para você se aprofundar mais neste assunto? (Comente “EU QUERO”¹; Acesse o Link na BIO²); (que te adiciono em nossa lista VIP¹; e garanta sua vaga²).
Se você trabalho no varejo por exemplo: “Quer receber ofertas e descontos exclusivos na palma da sua mão? (Comente “EU QUERO”¹; Acesse o Link na BIO²); (que te adiciono em nossa lista VIP¹; e garanta sua vaga²).
Ambas as situações são apenas exemplos para você entender como se faz. Crie CTA’s com o seu estilo próprio de se comunicar com o público.
6- Alimentar Lista com Conteúdo Exclusivo para Fidelizar

Agora que você já redirecionou as pessoas para o seu WhatsApp, adicionou o contato delas na sua Lista e pediu para elas salvarem o seu contato (é fundamental você falar para salvarem seu contato, pois quem não salva, não recebe o conteúdo da Lista), é hora de você começar a alimentar essa Lista com o seu Conteúdo Exclusivo.
Mas aqui você não terá problemas, né? Pois como falamos no tópico 4, você já vai ter deixado pronto todo o Material que será compartilhado para não se enrolar.
O principal fator que você deve focar agora é no Relacionamento com as pessoas. Pois sempre que você compartilhar algo novo, surgirão novas dúvidas e perguntas.
Esteja sempre disponível para sanar todas as dificuldades do seu público, para ganhar a confiança e ter mais credibilidade no trabalho desenvolvido.
7- Promover Ofertas Exclusivas para os Participantes da Lista
Agora que vem o pulo do gato!
Você vai compartilhar o seu Conteúdo. Pode ser diariamente, semanalmente, a cada x dias, enfim, da forma que quiser.
A jogada de mestre aqui é você intercalar esse Conteúdo com Ofertas Exclusivas do seu Produto/Serviço.
O interessante aqui é você criar conteúdo extremamente relacionado com o que você está oferecendo.
Para você criar um senso de Autoridade no assunto e conseguir despertar o interesse e eventual desejo/necessidade de compra dos seus Leads superaquecidos.
Conclusão

Viu como é simples estruturar um Funil de Vendas Instagram/WhatsApp?
Implemente toda a Estrutura Necessária (Conteúdo Insta, Divulgação, Conteúdo WhatsApp, Mensagens prontas WhatsApp) e repita todo o processo sempre que finalizar.
Você está numa rede social de 1 bilhão de usuários. Você poderá sempre buscar novos interessados pelo assunto. Por isso repita o processo!
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Um forte abraço,
Matheus de Paula – CEO Social Market